Gastronomia e o Mercado de Eventos: O que você precisa saber?

Uma coisa que não podemos negar é que, o setor de eventos tem ocupado um espaço considerável nos últimos anos. No Brasil, é um dos setores que mais cresceram mesmo em meio à crise. E sabemos que eventos combinam perfeitamente com refeições, e nessa mesma onda de crescimento, a gastronomia não ficou para trás.


E como todo setor em crescimento, inovações ganham espaço e se tornam tendências. Vejamos algumas das principais tendências em gastronomia para o setor de eventos.


Veja só algumas das principais tendências!




Doce Gourmet: Doces são indispensáveis para uma festa, não importa o segmento. O que o mercado tem apresentado como tendência são doces tradicionais, recriados com ingredientes de alta qualidade que agradem principalmente a paladares mais refinados. Exemplo: brigadeiro feito com o cacau, diminuindo o teor de açúcar na receita, com possibilidades de envolver o doce numa lâmina de castanhas, avelã, pistache, nozes, sementes variadas dando origem a novas interpretações cheias de requinte e sutileza.


Alimentos Naturais: É sabido por todos que o consumo de alimentos da categoria Fitness, Light, sem lactose, sem glúten tem ganhado adeptos em todo o mundo. As pessoas não estão apenas preocupadas com a estética, mas também com a saúde. Comer bem é comer alimentos de qualidade e nutritivos, com baixo teor de açucares, carboidratos, sódio e gorduras. Há também pessoas que possua alguma restrição alimentar, nesses casos, se trata de uma necessidade, não apenas por uma questão de escolha. Tanto opções doces como salgadas podem se enquadrar a essas exigências, e claro, que conquiste não apenas pelo conceito, nutrição, mas também pelo sabor. Ainda nessa categoria, temos grupos como vegetarianos, ovolactovegetarianos e veganos. Vemos que o mercado tem investido muito para proporcionar ingredientes, alimentos com essas restrições, por conta do aumento significativo desse público.


Flores e Especiarias: Alimentos exóticos não costumam agradar facilmente a todos os paladares, mas não podemos negligenciar esse público, não é mesmo? Para esse seleto grupo de pessoas, observamos que as principais tendências incluem uso de flores, tanto na decoração dos pratos, mas também como ingredientes em diversas receitas. Mas vale reforçar que é importante ter cautela, nem todas as flores são comestíveis, conhecer o tipo de produto e o manuseio adequado, são pontos muito importantes. Vale também para ervas e especiarias, que assim como as flores, estão em alta para esse perfil mais seleto de pessoas.


Finger Food: Traduzido para o português, significa“comer com os dedos”, se trata de pequenas porções com uma apresentação diferenciada.  Normalmente são servidos em mini cestinhas, copinhos, palitos, enfim, em toda forma que possa ser uma pequena porção individual e que a pessoa consiga se servir em pé, sem grandes cerimônias. Apesar da praticidade na apresentação, se destacam pela beleza e sofisticação em suas montagens.

No Espaço Wood,  oferecemos aos nossos clientes um Menu diversificado sob o comando do Chef Mario Mangone, que apresenta pratos cheios de elegância e sofisticação sem descaracterizar a contemporaneidade de suas apresentações.

Saiba mais em Gastronomia



Solicite um orçamento
No Espaço Wood todas as demandas serão pensadas por uma equipe bem treinada e disposta a servi-lo com o mais alto grau de profissionalismo.